PT
BR
Pesquisar
Definições



floresta

A forma florestapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de florestarflorestar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de florestarflorestar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
florestafloresta
|é| |é|
( flo·res·ta

flo·res·ta

)
Imagem

Conjunto de árvores e de outras formações vegetais de diferentes espécies que forma um ecossistema e ocupa uma grande extensão de terreno.


nome feminino

1. Conjunto de árvores e de outras formações vegetais de diferentes espécies que forma um ecossistema e ocupa uma grande extensão de terreno.Imagem = MATA

2. Sítio umbroso; retiro campestre. = PRADO, VERGEL

3. Título de certas colecções ou miscelâneas literárias.

4. [Figurado] [Figurado] Grande quantidade.

5. Confusão, labirinto.

etimologiaOrigem etimológica:francês antigo forest.
florestarflorestar
( flo·res·tar

flo·res·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Plantar árvores florestais em.DESFLORESTAR

etimologiaOrigem etimológica:floresta + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "floresta" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



É incorreto pluralizar a palavra aleluia?
A palavra aleluia pode ser utilizada como substantivo feminino ou como interjeição. Como substantivo admite o plural aleluias (ex.: Ouviam-se as aleluias fora da igreja. A criança apanhou um molho de aleluias.), mas como interjeição é invariável em número (ex.: Já chegámos! Aleluia!).



Tenho uma dúvida acerca de uma conjugação perifrástica. Para exprimir a necessidade ou obrigatoriedade de praticar uma acção utiliza-se ter que ou ter de? Ou estão ambos correctos?
Em termos semânticos, as duas construções são usadas para designar a necessidade ou obrigatoriedade (e estão registadas em dicionários, nomeadamente no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo, na edição portuguesa do Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores ou no Dicionário Aurélio, da Ed. Nova Fronteira). No entanto, a construção ter que é considerada por vezes como uma construção menos indicada, talvez por ser mais recente na língua.