PT
BR
Pesquisar
Definições



farmacodinâmica

A forma farmacodinâmicapode ser [feminino singular de farmacodinâmicofarmacodinâmico] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
farmacodinâmicafarmacodinâmica
( far·ma·co·di·nâ·mi·ca

far·ma·co·di·nâ·mi·ca

)


nome feminino

[Farmácia, Medicina] [Farmácia, Medicina] Ramo da farmacologia que estuda a acção dos medicamentos e substâncias afins no organismo.

etimologiaOrigem etimológica: farmaco- + dinâmica.
farmacodinâmicofarmacodinâmico
( far·ma·co·di·nâ·mi·co

far·ma·co·di·nâ·mi·co

)


adjectivoadjetivo

[Farmácia, Medicina] [Farmácia, Medicina] Relativo a farmacodinâmica ou à acção dos medicamentos e substâncias afins no organismo (ex.: efeito farmacodinâmico, perfil farmacodinâmico).

etimologiaOrigem etimológica: farmaco- + dinâmico.
farmacodinâmicafarmacodinâmica

Auxiliares de tradução

Traduzir "farmacodinâmica" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.



Gostava de saber se a palavra anti-terrorista é hifenizada ou não.
Deve escrever-se antiterrorista e não anti-terrorista, quer se escreva de acordo com o Acordo Ortográfico de 1945 (cf. Base XXIX), quer de acordo com Acordo Ortográfico de 1990 (cf. Base XVI).

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de formação anti- apenas deve ser ligado por hífen a palavras que comecem por h (ex.: anti-higiénico), i (ex.: anti-ibérico), r (ex.: anti-rugas) ou s (ex.: anti-semita).

Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, o elemento de formação anti- apenas deve ser ligado por hífen a palavras que comecem por h ou por i (ex.: anti-higiénico, anti-ibérico). No caso de o elemento seguinte começar por r ou s, não deverá ser seguido de hífen e aquela consoante deve ser dobrada (ex.: antirrugas, antissemita).