PT
BR
Pesquisar
Definições



farelo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
farelofarelo
|é| ou |ê| |é| ou |ê|
( fa·re·lo

fa·re·lo

)


nome masculino

1. Parte mais grosseira que fica na peneira depois de se peneirar a farinha (ex.: farelo de trigo).

2. Conjunto de resíduos grosseiros de cereais moídos (ex.: farelo de aveia; farelo de arroz).

3. [Figurado] [Figurado] Insignificância; bagatela. = FARELAGEM

4. [Regionalismo] [Regionalismo] Jactância; bazófia.


farelo de madeira

Conjunto de partículas finas de madeira que caem ao serrar ou que são provocados pela atividade de térmites ou caruncho.

etimologiaOrigem etimológica:latim vulgar *farellum, diminutivo de far, farris, espécie de trigo.
Ver também resposta à dúvida: pronúncia de farelo.

Auxiliares de tradução

Traduzir "farelo" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual o antônimo de pensando.
É difícil encontrar uma palavra antónima para o verbo pensar (o mais fácil é a locução não pensar). No entanto, e apenas em alguns contextos, é possível utilizar o antónimo esquecer (por exemplo, pensou no pai) ou desconhecer (por exemplo, pensou na solução mais correcta).



Em um texto que estou a estudar surge a palavra "onomatúrgica", no entanto não consigo achar o seu significado nem no vosso site nem em nenhum dicionário. Gostaria de saber o seu significado.
O adjectivo onomatúrgico não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição. No entanto, o seu uso não pode ser condenado, porquanto está correctamente formado; deriva da palavra grega onomatourgós, que significa “que cria palavras ou dá nomes às coisas” e que deu também origem ao português onomaturgo (termo que, de igual modo, não se encontra averbado em nenhum dicionário de língua portuguesa). Os termos onomaturgo e onomatúrgico são sinónimos enquanto adjectivos, com o mesmo sentido do étimo grego (ex.: trabalho onomaturgo = trabalho onomatúrgico), mas onomaturgo pode ainda ser usado como substantivo, com o significado “aquele que cria palavras ou dá nomes às coisas” (ex.: para aquele filósofo, Deus é um onomaturgo).