PT
BR
Pesquisar
Definições



facetas

A forma facetaspode ser [feminino plural de facetafaceta], [feminino plural de facetofaceto] ou [segunda pessoa singular do presente do indicativo de facetarfacetar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
facetofaceto
|cê| |cê|
( fa·ce·to

fa·ce·to

)


adjectivoadjetivo

Que encerra facécia; que tem graça (ex.: usou um tom faceto). = BRINCALHÃO, CHISTOSO, ENGRAÇADO, FACECIOSO, GALHOFEIRO

etimologiaOrigem etimológica:latim facetus, -a, -um.

facetarfacetar
( fa·ce·tar

fa·ce·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fazer facetas em.

2. Criar superfícies planas e polidas em pedras preciosas. = LAPIDAR

etimologiaOrigem etimológica:faceta + -ar.

facetafaceta
|ê| |ê|
( fa·ce·ta

fa·ce·ta

)


nome feminino

1. Pequena superfície lisa de um corpo.

2. [Joalharia] [Joalheria] Superfície plana e polida das pedras preciosas talhadas.

3. [Por extensão] [Por extensão] Aspecto particular de algo ou de alguém, visto sob determinado ponto de vista (ex.: a questão tem múltiplas facetas; para muitos, é uma faceta desconhecida da sua personalidade). = LADO

4. [Anatomia] [Anatomia] Porção circunscrita da superfície de um osso.

etimologiaOrigem etimológica:francês facette.

facetasfacetas

Auxiliares de tradução

Traduzir "facetas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se, se eu escrever como escrevia anteriormente (com a ortografia anterior ao Acordo Ortográfico), está ortograficamente errado ou também é aceite? Exemplo: "correcto" ou "correto"? Qual deles está oficialmente? Ou estarão os dois?
Quando o novo Acordo Ortográfico estiver em vigor em Portugal, apenas a forma "correto" será considerada ortograficamente certa, correspondendo a forma "correcto" a uma grafia anterior à vigência do acordo, uma vez que este preconiza que não sejam escritas as consoantes que não são proferidas na chamada norma culta (base IV, 1.º, alínea b).
O utilizador da língua pode optar por utilizar a nova ortografia ou não, uma vez que não pratica qualquer ilícito contravencional, isto é, manter a ortografia anterior ao novo Acordo Ortográfico não tem qualquer consequência legal, mesmo após o período de transição de 6 anos previsto legalmente (em Portugal). No entanto, quando houver uma generalização da nova ortografia, nomeadamente na comunicação social e em contexto escolar, pode ser importante e útil a aprendizagem dessa nova ortografia por motivos sociais e profissionais. A partir de determinada altura, a noção de erro ortográfico vai abranger formas que actualmente são práticas correntes, da mesma forma que actualmente são considerados erros ortográficos práticas ortográficas alteradas pelo Acordo de 1945 (como diccionário ou sciência), ou pela alteração de 1973 (como pràticamente ou sòzinho).




Qual a forma correcta de colocar a frase: informamos que o seu cheque nos foi devolvido ou informamos que o seu cheque foi-nos devolvido.
Das construções frásicas que refere, a mais correcta é a que usa a próclise, isto é, a que apresenta o clítico antes da flexão do verbo ser (informamos que o seu cheque nos foi devolvido), visto que existe nesta frase uma conjunção subordinativa completiva (a conjunção que), responsável pela atracção do clítico para antes da locução verbal.