PT
BR
Pesquisar
Definições



fístula

Será que queria dizer Fistula?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
fístulafístula
( fís·tu·la

fís·tu·la

)


nome feminino

1. [Medicina] [Medicina] Orifício ou canal patológico que permite a passagem de matérias orgânicas, como sangue, pus, urina ou fezes (ex.: fístula anal; fístula externa; fístula interna; fístula obstétrica).

2. [Medicina] [Medicina] Canal criado artificialmente com fins terapêuticos (ex.: hemodiálise por fístula arteriovenosa).

3. [Pouco usado] [Pouco usado] [Zoologia] [Zoologia] Orifício dos órgãos respiratórios da baleia, pelo qual o animal lança jactos de água. = ESPIRÁCULO

4. [Figurado] [Figurado] Vício inveterado; mal incurável.

5. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Pessoa de mau carácter.

6. [Linguagem poética] [Linguagem poética] Flauta pastoril. = AVENA

etimologiaOrigem etimológica:latim fistula, -ae, cano, conduta, canal, úlcera.

Auxiliares de tradução

Traduzir "fístula" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostava de saber o grau superlativo absoluto sintético das seguintes palavras: velho, esperto, forte e mau.
Os adjectivos velho, esperto, forte e mau flexionam no grau superlativo absoluto sintético como velhíssimo, espertíssimo, fortíssimo e malíssimo/péssimo, respectivamente.



Qual a escrita correcta para o planeta? Urano ou Úrano?
Os vocabulários tidos como as maiores referências para o português europeu (Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves e Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado) registam apenas a forma Úrano, referindo Rebelo Gonçalves que a forma Urano, apesar de corrente, “é inexacta”. Esta indicação deve-se à forma latina Uranus, em que o U da antepenúltima sílaba é uma vogal longa (sendo o -a- da penúltima sílaba uma vogal breve), o que corresponde geralmente a uma palavra esdrúxula em português.

No entanto, parece ter havido uma regularização da acentuação da palavra (em português, o padrão mais regular de acentuação é o das palavras graves, isto é, acentuadas na penúltima sílaba), e é de facto muito corrente a forma Urano, inclusivamente com registo em dicionários. Por este motivo, e apesar de a forma Úrano ser a preferida pelos autores mais puristas, pode hoje considerar-se aceitável também a forma Urano.