Significado de expolir-se-to

    A forma expolir-se-topode ser [infinitivo de expolirexpolir], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de expolirexpolir], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de expolirexpolir], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de expolirexpolir] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de expolirexpolir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    expolirexpolir
    |eis| ou |es| |eis| ou |es|
    ( ex·po·lir

    ex·po·lir

    )
    Conjugação:irregular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Fazer revisão de um texto ou de um discurso para polir, embelezar ou aperfeiçoar; fazer expolição.

    etimologiaOrigem:latim expolio, -ire, polir completamente, dar lustro, ornar, embelezar, aperfeiçoar, cultivar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: expelir.

    Esta palavra no dicionário

    expelir | v. tr.

    Lançar fora com violência....


    expolir | v. tr.

    Fazer revisão de um texto ou de um discurso para polir, embelezar ou aperfeiçoar; fazer expolição....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "expolir-se-to" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Tenho ouvido e visto frequentemente pessoas utilizarem as palavras "câmara" e "câmera". A minha dúvida é se a segunda tem algum significado mais estrito do que a primeira ou se simplesmente não existe na Língua Portuguesa. Quais os contextos em que devemos adoptar uma e outra?