PT
BR
Pesquisar
Definições



eufónia-de-barrete-azul

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
eufónia-de-barrete-azuleufônia-de-barrete-azul
( eu·fó·ni·a·-de·-bar·re·te·-a·zul

eu·fô·ni·a·-de·-bar·re·te·-a·zul

)


nome feminino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Chlorophonia elegantissima) da família dos fringilídeos. = GATURAMO-ELEGANTE

etimologiaOrigem etimológica:eufónia + de + barrete + azul.

grafiaGrafia no Brasil:eufônia-de-barrete-azul.
grafiaGrafia no Brasil:eufônia-de-barrete-azul.
grafiaGrafia em Portugal:eufónia-de-barrete-azul.
grafiaGrafia em Portugal:eufónia-de-barrete-azul.
eufónia-de-barrete-azuleufónia-de-barrete-azul

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?
A aglutinação do prefixo des- à palavra seguinte não obriga à pronúncia /s/. Aliás, os poucos dicionários que fazem a transcrição fonética das palavras às quais dão entrada registam /des-sin-cro-ni-zar/ e não /de-ssin-cro-ni-zar/.



Gostaria de saber quantos fonemas têm as palavras independente e independentemente.
Um fonema é uma unidade mínima do sistema fonológico de uma língua.

Os fonemas de uma palavra distinguem-se das letras dessa palavra, pois os sons não têm uma representação gráfica unívoca relativamente ao sistema ortográfico e vice-versa. Por exemplo, as letras on- da palavra onde formam um dígrafo que corresponde ao fonema [õ], ou, ao contrário, a letra -x-, na palavra xi, corresponde a dois fonemas [ks].

Assim, as palavras independente e independentemente têm, respectivamente, 12 e 17 letras, mas têm 9 e 13 fonemas: in-d-e-p-en-d-en-t-e [ĩdipẽdẽti] e in-d-e-p-en-d-en-t-e-m-en-t-e [ĩdipẽdẽtimẽti].