PT
BR
Pesquisar
Definições



estonares

A forma estonarespode ser [segunda pessoa singular do futuro do conjuntivo de estonarestonar] ou [segunda pessoa singular infinitivo flexionado de estonarestonar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
estonarestonar
( es·to·nar

es·to·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tirar a tona ou a casca a. = DESCASCAR

3. Fazer cair a pele de, geralmente por efeito de queimadura. = PELAR

4. [Figurado] [Figurado] Tostar, chamuscar ou escaldar.

5. Tosquiar.

6. Raspar superficialmente (ex.: estonar a terra).

7. Cobrir (o rego da semente) com a terra do rego que se abre ao lado.

etimologiaOrigem etimológica:es- + tona + -ar.

estonaresestonares

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



Se seis meses é um semestre, como se designam cinco meses?
Tal como é referido na resposta quinquimestral, o prefixo de origem latina quinqui- (que indica a noção de “cinco”) é bastante produtivo, sendo possível formar a palavra quinquimestre para designar um período de cinco meses. Esta palavra não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas a sua formação respeita as regras morfológicas da língua portuguesa.