Significado de estatelar-se-me

    A forma estatelar-se-mepode ser [infinitivo de estatelarestatelar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de estatelarestatelar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de estatelarestatelar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de estatelarestatelar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de estatelarestatelar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    estatelarestatelar
    ( es·ta·te·lar

    es·ta·te·lar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Atirar ao chão, deitar por terra, estender no solo.

    verbo pronominal

    2. [Informal] [Informal] Cair estendido no chão.

    3. [Figurado] [Figurado] Fazer grande asneira.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "estatelar-se-me" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    estatelado | adj.

    Deitado por terra; imóvel; parado....


    chapar | v. tr. | v. pron.

    Pôr chapa em....


    espalhar | v. tr. | v. tr. e pron. | v. intr. | v. pron.

    Separar o grão da palha....


    esparrar | v. tr. | v. pron.

    Tirar parte da parra (a videiras)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "estatelar-se-me" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Qual é a forma certa de escrever a palavra abaixo dentro da norma culta da língua portuguesa? Hidrossanitária ou hidro-sanitária?


      Nota-se hoje alguma tendência para se inutilizar as regras do discurso indirecto. Nos textos jornalísticos sobretudo, hoje quase que ninguém mais respeita os comandos gramáticos regedores do discurso indirecto. Muitos inclusive argumentam tratar-se de normas "ultrapassadas". Daí vermos frequentemente frases do tipo O ministro X prometeu que o seu governo vai/irá cumprir os prazos/irá cumprir, ao invés de ia/iria cumprir, como manda a Gramática conhecida até hoje. De que lado estará então a correcção? Ou seja, as normas do discurso indirecto enunciadas nas diferentes gramáticas ainda valem ou deixaram de valer?