Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

esperanto

esperantoesperanto | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

es·pe·ran·to es·pe·ran·to


nome masculino

Língua artificial, criada por volta de 1887 pelo polaco Ludwig Zamenhof (1859-1917), com vocabulário simplificado (formado a partir das raízes comuns às línguas românicas) e gramática simples e regular.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "esperanto" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

A ignorância é o meu esperanto ..

Em daniel abrunheiro

Nunca se preocuparam em utilizar qualquer " esperanto " universalista, entendido por eles e por todos os povos da Terra..

Em A Quinta Lusitana

...alemão , inglês , espanhol , português , ucraniano , russo , servo-croata , esperanto , grego clássico e latim , além do polaco , a sua língua materna..

Em Geopedrados

...que Paul Thomas Anderson lança um novo projeto o mundo do cinema fica paralisado esperanto o que o conceituado autor apresenta desta vez..

Em Bateman's critics

Hrvatski Čeština Nederlands Esperanto ..

Em poeirasglass
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A dúvida é se o verbo parabenizar necessita de uma preposição. No caso seria "o Banco real parabeniza os ingressantes na UFU" ou "o Banco real parabeniza aos ingressantes à UFU"?
O verbo parabenizar, tal como os seus sinónimos congratular ou felicitar, é transitivo directo, conforme regista o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Por outras palavras, este verbo utiliza-se imediatamente seguido de complemento directo, sem preposição, pelo que a frase correcta é o Banco real parabeniza os ingressantes na UFU. A confusão pode advir do facto de parabenizar ser parafraseável por dar os parabéns a, expressão que não dispensa a preposição, como se pode verificar pela seguinte substituição: o Banco real dá os parabéns aos ingressantes na UFU.



Sobre a fonética das palavras "sage" e "sintaxe": como é que devem ser ditas?
A letra g da palavra sage tem obrigatoriamente de ser pronunciada [Z], como o som de gelo ou já, uma vez que está seguida de um e. Esta letra só poderia ser lida [g], se fosse seguida de um u antes do e ou de um i (ex.: sangue, seguir) ou se fosse seguida de a (ex.: regar), de o (ex.: amigo), de u (ex.: vírgula) ou de consoante (ex.: amígdala).

Já a letra x pode corresponder a vários sons. Sobre a pronúncia do x, nomeadamente na palavra sintaxe, poderá consultar a resposta pronúncia de sintaxe.

pub

Palavra do dia

es·ca·dó·ri·o es·ca·dó·ri·o


(escada + -ório)
nome masculino

1. Escadaria que tem capelas em cada patamar.

2. [Informal]   [Informal]  Escada monumental.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/esperanto [consultado em 27-11-2022]