PT
BR
Pesquisar
Definições



espaireceres

A forma espairecerespode ser [segunda pessoa singular do futuro do conjuntivo de espairecerespairecer] ou [segunda pessoa singular infinitivo flexionado de espairecerespairecer].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
espairecerespairecer
|cê| |cê|
( es·pai·re·cer

es·pai·re·cer

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

Desviar a atenção de preocupações ou de problemas (ex.: queria espairecer os pensamentos; vou sair para espairecer). = DISTRAIR, ENTRETER

etimologiaOrigem etimológica:es- + pairar + -ecer.


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.