PT
BR
Pesquisar
Definições



desopilação

A forma desopilaçãopode ser [derivação feminino singular de desopilardesopilar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desopilaçãodesopilação
( de·so·pi·la·ção

de·so·pi·la·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de desopilar, desobstruir. = DESOBSTRUÇÃOOPILAÇÃO

2. [Informal, Por extensão] [Informal, Por extensão] Espairecimento, descontracção, relaxamento.

etimologiaOrigem etimológica:desopilar + -ção.
desopilardesopilar
( de·so·pi·lar

de·so·pi·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo, intransitivo e pronominal

1. [Medicina] [Medicina] Destruir a obstrução de um canal. = DESIMPEDIROPILAR

2. [Informal, Por extensão] [Informal, Por extensão] Fazer diminuir ou diminuir a tensão, a ansiedade ou a tristeza (ex.: o filme é bom para desopilar a mente; foram ao bar para desopilar; eu quero que vocês se desopilem). = DESCONTRAIR, ESPAIRECER, RELAXAR


verbo intransitivo

3. [Informal, Por extensão] [Informal, Por extensão] Sair rapidamente (ex.: meninos, desopilem já daqui!).

etimologiaOrigem etimológica:des- + opilar.


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Gostava de saber o significado da palavra trolls.
A palavra troll é de origem nórdica e chegou ao português através do inglês, mas não se encontra averbada nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados.

No folclore escandinavo, os trolls são criaturas imaginárias, tão comuns nas histórias infantis como as bruxas. De estatura variável (anões ou gigantes), os trolls são seres geralmente malignos, feios ou estúpidos, que habitam em grutas ou florestas e se transformam em pedra quando expostos aos raios solares. Fora da mitologia escandinava, os trolls foram popularizados na ficção pelo escritor britânico J. R. R. Tolkien.

Pesquisas em motores de busca da Internet revelam que as formas aportuguesadas trol e trole (com o plural tróis e troles, respectivamente) têm já algumas ocorrências, designando, para além da criatura imaginária, uma pessoa pouco inteligente (ex.: Não perceberam nada, cambada de troles!) ou um indivíduo que coloca mensagens ou comentários provocadores, maldosos ou violentos em páginas de discussão pública on-line, com intuito desestabilizador (ex.: Naquele blogue há muitos comentários de um trol malcriado).