PT
BR
Pesquisar
Definições



espacejador

A forma espacejadorpode ser [derivação masculino singular de espacejarespacejar], [adjectivoadjetivo] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
espacejadorespacejador
|dô| |dô|
( es·pa·ce·ja·dor

es·pa·ce·ja·dor

)
Imagem

Tecla mais larga do que todas as outras, situada na parte inferior do teclado, usada para abrir espaços em branco entre palavras ou caracteres.


adjectivoadjetivo

1. Que espaceja ou abre espaços.


nome masculino

2. Tecla mais larga do que todas as outras, situada na parte inferior do teclado, usada para abrir espaços em branco entre palavras ou caracteres.Imagem = BARRA DE ESPAÇO

etimologiaOrigem etimológica:espacejar + -dor.

espacejarespacejar
( es·pa·ce·jar

es·pa·ce·jar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Deixar um espaço (maior que o usual) entre.

2. Inserir espaços entre caracteres, palavras ou linhas.

etimologiaOrigem etimológica:espaço + -ejar.

espacejadorespacejador


Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




As expressões ter a ver com e ter que ver com são ambas admissíveis ou só uma delas é correcta?
As duas expressões citadas são semanticamente equivalentes.

Alguns puristas da língua têm considerado como galicismo a expressão ter a ver com, desaconselhando o seu uso. No entanto, este argumento apresenta-se frágil (como a maioria dos que condenam determinada forma ou expressão apenas por sofrer influência de uma outra língua), na medida em que a estrutura da locução ter que ver com possui uma estrutura menos canónica em termos das classes gramaticais que a compõem, pois o que surge na posição que corresponde habitualmente à de uma preposição em construções perifrásticas verbais (por favor, consulte também sobre este assunto a dúvida ter de/ter que).