Significado de esnocaram-no-lo

    A forma esnocaram-no-lopode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de esnocaresnocar] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de esnocaresnocar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    esnocaresnocar
    ( es·no·car

    es·no·car

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Quebrar os galhos ou ramos a. = AMPUTAR, CORTAR, ESGALHAR

    2. Fazer sair da articulação ou da junta (ex.: esnocar o pé). = DESARTICULAR, DESLOCAR, DESNOCAR, LUXAR

    etimologiaOrigem:talvez de desnocar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: esmocar.

    Esta palavra no dicionário

    desnocar | v. tr.

    Fazer sair da articulação ou da junta (ex.: desnocar o pé)....


    esmocar | v. tr.

    Bater com moca ou cacete....


    esnocar | v. tr.

    Quebrar os galhos ou ramos a....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "esnocaram-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      O FLIP4 considera errado contraofensiva, propondo contra-ofensiva. Todavia, segundo o Acordo Ortográfico Da Língua Portuguesa de 1990 ainda em vigor, pode ver-se na sua BASE XVI, Art.º 1.º, Alínea b) que a vossa proposta está errada. De facto, diz-se ali (só se emprega o hífen nos seguintes casos) «Nas formações em que o prefixo ou pseudoprefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento: anti-ibérico, contra-almirante, infra-axilar, supra-auricular [...], semi-interno.»