Significado de esgoelara-vo-las

    A forma esgoelara-vo-laspode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de esgoelaresgoelar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de esgoelaresgoelar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    esgoelaresgoelar
    ( es·go·e·lar

    es·go·e·lar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo, intransitivo e pronominal

    1. Gritar, berrar.

    verbo transitivo

    2. Estrangular.

    etimologiaOrigem:es- + goelar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "esgoelara-vo-las" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    esgoelar | v. tr., intr. e pron. | v. tr.

    Gritar, berrar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "esgoelara-vo-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se também é correcto escrever ouro ou louro. Normalmente utilizo, tanto na escrita como na fala, o ditongo oi, ou seja, loiro ou oiro. Não sei se estou certa, mas penso que o ditongo [ow] corresponde a um sistema linguístico mais antigo, que hoje em dia já não é muito utilizado.


      Tendo eu consultado a Direcção-Geral dos Registos e do Notariado sobre se o vocábulo “Ramberto” pode ser admitido como nome próprio masculino, informaram-me os mesmos o seguinte: "Tendo presente a consulta sobre se o vocábulo “Ramberto” pode ser admitido como nome próprio masculino, informa-se que o mesmo não consta dos vocabulários onomásticos disponíveis, pelo que, em princípio, contraria o disposto no artº 103º, nº 2 alínea a) do Código do registo Civil. No entanto, esta Conservatória poderá providenciar para que seja emitido parecer onomástico sobre o vocábulo pretendido, não obstante a demora que possa verificar-se, sendo para o efeito V. Exª convidado a apresentar elementos relativos à origem do nome pretendido, designadamente bibliografias ou outros, e a fazer o respectivo preparo ..." O meu contacto convosco vai no sentido de saber se poderão auxiliar-me na obtenção dos elementos necessários pretendidos pela DGRN e de que forma. Mais informo de que o vocábulo em questão consta no Vocabulário Antroponímico do Dicionário Universal da Língua Portuguesa da Texto Editora.