Significado de escarvava-se-te

    A forma escarvava-se-tepode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de escarvarescarvar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de escarvarescarvar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    escarvarescarvar
    ( es·car·var

    es·car·var

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Abrir escarva em.

    2. Cavar ou raspar superficialmente.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    escarva | n. f.

    Encaixe em que uma peça de madeira se embebe noutra....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "escarvava-se-te" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Sobre a conjugação do verbo ‘trazer’, no futuro do indicativo, tenho a seguinte dúvida:
      (1) Trar-se-ão a Portugal.
      ou
      (2) Trazer-se-ão a Portugal.
      Será que a primeira hipótese está correcta? Não consigo encontrar qualquer tipo de referência, no entanto surge-me intuitivamente.


      1. Como deve ser a concordância sujeito-predicado para nomes como os Camarões, as ilhas Maurícias, etc.? Deve o verbo estar no singular ou no plural?
      2. No caso de países cujo nome começa com a palavra ilha ou ilhas, a primeira letra destas duas palavras deve grafar-se com maiúscula ou com minúscula? Ou seja, deve escrever-se Ilhas Maurícias ou ilhas Maurícias, por exemplo?