PT
BR
Pesquisar
Definições



escalenos

A forma escalenosé [masculino plural de escalenoescaleno].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
escalenoescaleno
|ê| |ê|
( es·ca·le·no

es·ca·le·no

)


adjectivoadjetivo

1. [Geometria] [Geometria] Diz-se do triângulo cujos lados são todos desiguais.

2. [Geometria] [Geometria] Diz-se do cone cujo eixo é oblíquo à base.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

3. [Anatomia] [Anatomia] Diz-se de ou cada um dos músculos que se inserem nas apófises transversais das vértebras cervicais (ex.: músculo escaleno anterior; os eléctrodos foram colocados sobre os escalenos direitos).

etimologiaOrigem etimológica:latim scalenus, -a, -um, do grego skalenós, -ê, -ón, desigual, ímpar.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



"O Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa." Sendo que o correcto seria "O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica”, a primeira hipótese poderá também estar correcta?
As regras que regem o emprego ou a omissão de artigos com nomes próprios nem sempre são óbvias, deixando espaço para incertezas, como se depreende da consulta de qualquer compêndio gramatical sobre este assunto (veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998: pp. 214-242).

A frase que refere poderia estar correcta como eventual título de jornal (onde a omissão de artigos e verbos é frequente: Sporting, FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa), sobretudo se o clube desportivo mencionado no início da frase também não fosse precedido de artigo: Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa. Tal como é apresentada, com Sporting precedido de artigo, ao contrário de Porto e Benfica, a frase causa alguma estranheza, sendo preferível indicar todos os artigos: O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica na liderança da Superliga portuguesa.




A palavra seje existe? Tenho um colega que diz que esta palavra pode ser usada na nossa língua.
Eu disse para ele que esta palavra não existe. Estou certo ou errado?
A palavra seje não existe. Ela é erradamente utilizada em vez de seja, a forma correcta do conjuntivo (subjuntivo, no Brasil) do verbo ser. Frases como “Seje bem-vindo!”, “Seje feita a sua vontade.” ou “Por favor, seje sincero.” são cada vez mais frequentes, apesar de erradas (o correcto é: “Seja bem-vindo!”, “Seja feita a sua vontade.” e “Por favor, seja sincero.”). A ocorrência regular de seje pode dever-se a influências de falares mais regionais ou populares, ou até mesmo a alguma desatenção por parte do falante, mas não deixa de ser um erro.