Significado de esborrate-se-mos

    A forma esborrate-se-mospode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de esborrataresborratar], [terceira pessoa singular do imperativo de esborrataresborratar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de esborrataresborratar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    esborrataresborratar
    ( es·bor·ra·tar

    es·bor·ra·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Deixar cair borrão em; sujar com borrões.

    verbo intransitivo

    2. Alastrar (a tinta) (ex.: a pintura esborratou).

    etimologiaOrigem:es- + borra + -t- + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    borratar | v. tr.

    Encher de borrões....


    esborratar | v. tr. | v. intr.

    Deixar cair borrão em; sujar com borrões....


    esborretear | v. tr.

    Fazer ou deitar borrões em; sujar; esborratar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "esborrate-se-mos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se existe registo da palavra "esmandrigado" com o significado de mal arranjado, mal pronto, e como é a real grafia da palavra. Usei-a muito na minha infância na cidade do Porto e ainda a uso. Será uso indevido??


      Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?