Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
epitáfioepitáfio | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

e·pi·tá·fi·o e·pi·tá·fi·o
(latim epitaphius, -ii)
nome masculino

1. Inscrição sepulcral.

2. Breve elogio fúnebre.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "epitáfio" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Como se abrevia a palavra "Reverendíssimo"?
A palavra Reverendíssimo é uma forma de tratamento dirigida habitualmente a dignidades eclesiásticas (ex.: Reverendíssimo Senhor Bispo, Sua Excelência Reverendíssima) e abrevia-se usualmente em Rev.mo, Rev.ma, apesar de ser frequente a utilização das abreviaturas Rev.mo, Rev.ma, sobretudo quando não é possível colocar a última parte da abreviatura superior à linha.

Esta abreviatura, como a maioria das formas de tratamento que utilizam um superlativo absoluto sintético, é composta pela parte inicial da palavra e pela terminação do sufixo do superlativo (-mo, -ma), normalmente sobreposta (ex.: Dig.mo [ Ministro, Dig.ma [ Bastonária, Em.mo [ Cardeal, Em.ma [ Excelência, Il.mo [ Senhor, Il.ma [ Procuradora, Ser.mo [Rei, Sua Alteza Ser.ma [



Qual é a diferença entre puseste-a e puseste-la? Já li ambas aplicadas e no entanto não sei qual é a diferença ou se alguma delas está incorrecta.
Ambas as expressões estão correctas, mas correspondem a formas verbais de pessoas gramaticais diferentes (tu/vós) do pretérito perfeito do indicativo, pelo que não podem ser aplicadas no mesmo contexto.

A forma puseste-a corresponde à segunda pessoa do singular (= tu puseste alguma coisa), enquanto a forma puseste-la corresponde à segunda pessoa do plural (= vós pusestes alguma coisa).

A construção *tu puseste-la (= *tu pusestes alguma coisa) é agramatical, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as formas verbais da segunda pessoa do singular e do plural do pretérito perfeito. Convém por isso ter presente que a segunda pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo não tem s final (tu puseste), ao contrário da 2ª pessoa do plural (vós pusestes).

pub

Palavra do dia

nai·ra nai·ra
(inglês naira, alteração de Nigeria, topónimo [Nigéria])
nome feminino

[Economia]   [Economia]  Unidade monetária da Nigéria (código: NGN).

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/epit%C3%A1fio [consultado em 01-10-2020]