PT
BR
Pesquisar
Definições



entregue

A forma entreguepode ser [masculino e feminino singular particípio passado de entregarentregar], [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de entregarentregar], [terceira pessoa singular do imperativo de entregarentregar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de entregarentregar] ou [adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
entregueentregue
( en·tre·gue

en·tre·gue

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que se entregou.

2. Dado ou confiado a alguém.

3. Recebido.

4. Abandonado, absorto, completamente dedicado.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de entregar.
entregarentregar
( en·tre·gar

en·tre·gar

)
Conjugação:regular.
Particípio:abundante.


verbo transitivo

1. Pôr em poder de (outrem).

2. Restituir.

3. Dar posse de.

4. Confiar.

5. Trair.

6. Abandonar.


verbo pronominal

7. Dar-se por vencido ou deixar de resistir. = CAPITULAR, RENDER-SE

8. Dar-se inteiramente a.

9. Deixar-se dominar por.

10. Confiar-se.

11. Tomar posse de; tomar conta de.

Auxiliares de tradução

Traduzir "entregue" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se a palavra sofá se pronuncia "SÓFÁ" acentuando também no o ou sem acentuação.
Na questão colocada, não está em causa a acentuação (a palavra é sempre acentuada na última sílaba: so), mas a qualidade da vogal (a vogal o, por exemplo, pode corresponder aos sons [ɔ], como em fome, [o], como em amor, ou [u], como em barco).

No português, como regra geral (com muitas excepções), as vogais que não pertencem a uma sílaba tónica são elevadas. Por exemplo, no caso da vogal o nas palavras dobra e dobrar, o som [ɔ] (vogal mais baixa) da palavra dobra (com acento tónico em do) passa a pronunciar-se [u] (vogal mais alta) em dobrar pois a sílaba tónica passou a ser a última dobrar.

Esta regra geral aplica-se a sofá e aí, como a sílaba tónica é , a sílaba so- pode pronunciar-se [su] (e é esta a pronúncia registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia da Ciências/Verbo e, posteriormente, no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora).

A pronúncia [sɔ] é também possível, pois a palavra, apesar de ser de origem árabe, entrou no português através do francês, sendo pronunciada ó nessa língua, podendo desta forma ser considerada um galicismo.




Minha dúvida é a seguinte: Quando eu digo que vou emprestar algo (vou-te emprestar minha camiseta, por exemplo), essa frase está errada? E quando digo que vou emprestar algo de alguém (vou emprestar sua camiseta, por exemplo)? Queria saber se ambas as frases estão corretas, se são ambíguas ou algo do gênero ou se o verbo emprestar tem um jeito certo de ser usado.
O verbo emprestar é transitivo directo e pode significar “transferir ou dar temporariamente alguma coisa”, não necessariamente uma coisa possuída por quem empresta (neste sentido, vou-te emprestar a minha camisa significa vou ceder-te a minha camisa temporariamente e vou emprestar a sua camisa significa vou ceder temporariamente a sua camisa a outra pessoa). No português do Brasil, o verbo emprestar pode significar também “pedir temporariamente uma coisa a outrem” (neste sentido, vou emprestar a sua camisa significa vou pedir temporariamente a sua camisa). Por este motivo, ambas as frases estão correctas, podendo a segunda ser ambígua no português do Brasil.