Significado de enrugue-se-ma

    A forma enrugue-se-mapode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de enrugarenrugar], [terceira pessoa singular do imperativo de enrugarenrugar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de enrugarenrugar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    enrugarenrugar
    ( en·ru·gar

    en·ru·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo, intransitivo e pronominal

    1. Fazer ou adquirir rugas; encher ou encher-se de rugas. = ENCARQUILHAR

    2. Causar ou sofrer irregularidades na superfície.

    = SinónimoSinônimo geral: ARRUGAR, ENGELHAR, RUGAR
    ≠ AntónimoAntônimo geral: ALISAR, DESENRUGAR

    etimologiaOrigem:en- + ruga + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "enrugue-se-ma" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    Enrugado e seco, com aparência de pergaminho....


    engelhado | adj.

    Que tem dobras, pregas (ex.: casaco engelhado)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "enrugue-se-ma" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se existe registo da palavra "esmandrigado" com o significado de mal arranjado, mal pronto, e como é a real grafia da palavra. Usei-a muito na minha infância na cidade do Porto e ainda a uso. Será uso indevido??


      Minha dúvida é a seguinte: Quando eu digo que vou emprestar algo (vou-te emprestar minha camiseta, por exemplo), essa frase está errada? E quando digo que vou emprestar algo de alguém (vou emprestar sua camiseta, por exemplo)? Queria saber se ambas as frases estão corretas, se são ambíguas ou algo do gênero ou se o verbo emprestar tem um jeito certo de ser usado.