Significado de engalhe-se-me

    A forma engalhe-se-mepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de engalharengalhar], [terceira pessoa singular do imperativo de engalharengalhar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de engalharengalhar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    engalharengalhar
    ( en·ga·lhar

    en·ga·lhar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo e pronominal

    1. Criar ou ficar com galhos.

    verbo transitivo e pronominal

    2. Meter ou meter-se entre galhos.

    3. Misturar ou prender-se de maneira confusa. = EMARANHAR, ENREDAR

    verbo intransitivo

    4. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Chorar ou rabujar, a criança, agitando os braços.

    verbo transitivo

    5. [Portugal: Beira, Trás-os-Montes] [Portugal: Beira, Trás-os-Montes] Entreter; distrair (ex.: as crianças engalham muito a gente).

    6. [Regionalismo] [Regionalismo] Fazer afastar ou desviar-se. = ENXOTAR, ESPANTAR

    7. [Antigo] [Antigo] Corromper por meio de sedução. = ENGANAR, SEDUZIR

    8. [Antigo] [Antigo] Causar estorvo, incómodo. = ATRAPALHAR, ESTORVAR, INCOMODAR, IMPEDIR

    9. [Antigo] [Antigo] Contratar a troco de salário. = ASSALARIAR

    etimologiaOrigem:en- + galho + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    engalhar | v. intr. e pron. | v. tr. e pron. | v. intr. | v. tr.

    Criar ou ficar com galhos....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "engalhe-se-me" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Eu posso usar a palavra amiguíssima? Recebi um texto de um autor desconhecido que contém esta palavra: "Mulheres, personalidades honradíssimas Temos nós, orgulho em tê-las. Mãe, amada, irmã... amiguíssimas Impossível não percebê-las. Desde as meigas, às extremistas, Não há quem possa vencê-las." Coloquialmente é errado falar/escrever esta palavra?


      Sou utilizadora do vosso site, nomeadamente costumo utilizar o dicionário, mas tenho algumas dúvidas, dado que algumas palavras que pesquisei e que, tanto quanto me recordo, me foram ensinadas na escola como sendo escritas com dois "c", ex. toraccica, no vosso dicionário surgem apenas com um "c". Assim, solicito que me esclareçam qual o motivo desta diferença, nomeadamente se tem que ver com o acordo ortográfico celebrado com o Brasil. Então como devo ensinar o meu filho que está a aprender esta matéria na escola?
      Mais solicito que esclareçam se o dicionário é apenas de português de Portugal ou se inclui alguns termos em português do Brasil.