PT
BR
Pesquisar
Definições



engalhe

A forma engalhepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de engalharengalhar], [terceira pessoa singular do imperativo de engalharengalhar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de engalharengalhar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
engalharengalhar
( en·ga·lhar

en·ga·lhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo e pronominal

1. Criar ou ficar com galhos.


verbo transitivo e pronominal

2. Meter ou meter-se entre galhos.

3. Misturar ou prender-se de maneira confusa. = EMARANHAR, ENREDAR


verbo intransitivo

4. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Chorar ou rabujar, a criança, agitando os braços.


verbo transitivo

5. [Portugal: Beira, Trás-os-Montes] [Portugal: Beira, Trás-os-Montes] Entreter; distrair (ex.: as crianças engalham muito a gente).

6. [Regionalismo] [Regionalismo] Fazer afastar ou desviar-se. = ENXOTAR, ESPANTAR

7. [Antigo] [Antigo] Corromper por meio de sedução. = ENGANAR, SEDUZIR

8. [Antigo] [Antigo] Causar estorvo, incómodo. = ATRAPALHAR, ESTORVAR, INCOMODAR, IMPEDIR

9. [Antigo] [Antigo] Contratar a troco de salário. = ASSALARIAR

etimologiaOrigem etimológica:en- + galho + -ar.

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).



Qual a pronúncia correta da palavra epifania?
Quanto à acentuação, a palavra epifania termina no hiato (isto é, duas vogais contíguas que não fazem ditongo) ia e não tem nenhum acento gráfico antes, por isso tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (epifania).

Se a dúvida que nos coloca diz respeito à qualidade da vogal e, esta aparece no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo (Lisboa, 2001) e no Grande Dicionário Língua Portuguesa da Porto Editora (Porto, 2004) transcrita com o som ê ([e] na transcrição fonética). No dicionário da Porto Editora surge ainda a transcrição da letra e com o som [i].
Os dicionários mencionados são dos poucos que contêm a transcrição fonética das suas entradas e podem ajudar a resolver algumas destas dúvidas, tendo sempre em conta que se trata de dicionários da norma europeia do português.