Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

emitem

3ª pess. pl. pres. ind. de emitiremitir
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

e·mi·tir e·mi·tir

- ConjugarConjugar

(latim emitto, -ere)
verbo transitivo

1. Mandar, enviar para fora.

2. Lançar de si; expelir.

3. Pôr em circulação monetária.

4. Exprimir; enunciar.

5. Fazer emissão radiofónica ou de televisão.

Confrontar: imitir.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "emitem" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Por meio de disparo de SMS na tarde deste domingo, 18, a Defesa Civil do Rio Grande Sul emitiu alerta para risco de temporais no Estado. Diz a mensagem: "Alerta de chuva forte acompanhada de descargas elétricas, ventos de até 70 km/h e eventual queda de granizo. Emergência ligue 191/193." Já o Instituto Nacional de Meteorologia…

Em www.rafaelnemitz.com

...marketing e sustentabilidade Yard, do Reino Unido, publicou um relatório de celebridades que mais emitem gases poluentes com seus jatinhos particulares..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

000 anos as suas camadas exteriores que emitem nos 5007 angstroms uma luz azul-esverdeada correspondente ao oxigénio ionizado OIII por efeito da...

Em Astronomia no meio do Atlântico

Existem cores secretas Telas emitem ansiedades Flores ficam iguais Lares ficam fechados Livros ficam esquecidos..

Em A PENA E A ESPADA

Quando entram no consultório, logo pela manhã, muitos emitem um bom dia enevoado por

Em 4R - Quarta Rep
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber se está correcta a repetição da preposição pelo na formulação a seguir: No quadro do seu périplo pelo Ruanda, pelo Burundi, pela RD Congo e pela Tanzânia, o fulano vai encontrar-se com o sicrano.
Não há nenhuma incorrecção na repetição da contracção pelo/pela na frase que refere. Pelo contrário, alguns gramáticos recomendam inclusivamente que, numa enumeração de substantivos, se for utilizado o artigo definido antes do primeiro, devem ser utilizados artigos definidos antes dos restantes substantivos (cf. CUNHA e CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: João Sá da Costa, 14ª ed., 1998, p.235). Isto aplica-se nesta frase, pois pelo/pela são contracções da preposição por com os artigos definidos o/a.



Sobre a conjugação do verbo ‘trazer’, no futuro do indicativo, tenho a seguinte dúvida:
(1) Trar-se-ão a Portugal.
ou
(2) Trazer-se-ão a Portugal.
Será que a primeira hipótese está correcta? Não consigo encontrar qualquer tipo de referência, no entanto surge-me intuitivamente.
O verbo trazer é irregular, nomeadamente, para o caso que nos interessa, nas formas do futuro do indicativo: trará, trarás, traremos, trareis, trarão (se se tratasse de um verbo regular, as formas seriam *trazerei, ..., *trazerão [o asterisco indica forma incorrecta]).

Quando é necessário utilizar um pronome pessoal átono (ex.: me, o, se) nas formas do futuro do indicativo (ex.: telefonará) ou do condicional (ex.: encontraria), este pronome é inserido entre o radical e a desinência do verbo (ex.: telefonará + me = telefonar-me-á; encontraria + o = encontrá-lo-ia).

Como se trata da flexão irregular trarão, a forma correcta com o pronome deverá ser trar-se-ão e não *trazer-se-ão, que é uma forma incorrecta.

pub

Palavra do dia

me·lo·fi·li·a me·lo·fi·li·a


(melo- + -filia)
nome feminino

Gosto pela música. = MELOMANIA, MUSICOFILIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/emitem [consultado em 01-10-2022]