PT
BR
Pesquisar
Definições



embutido

A forma embutidopode ser [masculino singular particípio passado de embutirembutir], [adjectivoadjetivo] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
embutidoembutido
( em·bu·ti·do

em·bu·ti·do

)
Imagem

BrasilBrasil

CulináriaCulinária

Alimento feito geralmente à base de carne cortada ou picada que é temperada e ensacada em tripa natural ou sintética. (Equivalente no português de Portugal: enchido.)


adjectivoadjetivo

1. Que se embutiu.

2. Marchetado.

3. Introduzido à força.


nome masculino

4. Obra de marchetaria.

5. Obra de mosaico.

6. Cada fragmento desses trabalhos.

7. [Brasil] [Brasil] [Culinária] [Culinária] Alimento feito geralmente à base de carne cortada ou picada que é temperada e ensacada em tripa natural ou sintética. (Equivalente no português de Portugal: enchido.)Imagem

etimologiaOrigem etimológica:particípio de embutir.
embutirembutir
( em·bu·tir

em·bu·tir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Introduzir em abertura, num encaixe ou num vão.

2. Introduzir um material numa superfície. = MARCHETAR, TAUXIAR

3. Meter à força.

4. [Popular] [Popular] Impingir; engolir.

etimologiaOrigem etimológica:francês emboutir.

Auxiliares de tradução

Traduzir "embutido" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas


Morfologicamente, como classificamos a expressão "cerca de"?
A expressão cerca de é composta pelo (pouco usado) advérbio cerca seguido da preposição de, sequência (advérbio + preposição) que, segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 541) faz dela uma locução prepositiva, isto é, uma locução que tem a função de uma preposição. Esta locução é assim classificada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, um dos raros dicionários que classificam as locuções; no entanto, em alguns contextos, esta locução tem um comportamento que a aproxima mais de um advérbio do que de uma preposição (ex.: esperei cerca de 30 minutos = esperei aproximadamente 30 minutos), pelo que nestes casos, deveria ser considerada uma locução adverbial.



Gostaria de saber se o correto é às vezes ou as vezes. O as é com crase ou sem?
Sem um contexto específico não é possível determinar qual a expressão correcta. Se pretender utilizar uma locução que indica "em algumas ocasiões", deverá utilizar às vezes, expressão sinónima de por vezes ou algumas vezes (ex.: às vezes, perco a paciência). Se pretender referir apenas "os momentos, as ocasiões", deverá utilizar a expressão as vezes (ex.: são poucas as vezes em que perco a paciência).