Significado de embatine-se-lha

    A forma embatine-se-lhapode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de embatinarembatinar], [terceira pessoa singular do imperativo de embatinarembatinar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de embatinarembatinar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    embatinarembatinar
    embatinar
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo

    Secção de palavras relacionadas

    icone(A definição desta palavra estará disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)

    Esta palavra no dicionário

    Histórico de pesquisas

    A palavra "embatine-se-lha" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Sobre a conjugação do verbo ‘trazer’, no futuro do indicativo, tenho a seguinte dúvida:
      (1) Trar-se-ão a Portugal.
      ou
      (2) Trazer-se-ão a Portugal.
      Será que a primeira hipótese está correcta? Não consigo encontrar qualquer tipo de referência, no entanto surge-me intuitivamente.


      Relativamente às entradas e co- do dicionário, tenho duas dúvidas que gostaria me pudessem esclarecer:
      1.ª Em que base do Acordo Ortográfico de 1990 se especifica que as contrações deixam de levar acento grave?
      2.ª Se co- leva hífen antes de h, por que motivo é coabitação e não pode ser coerdeiro? Adicionalmente, creio que no Acordo Ortográfico de 1990 se estabelece que co é exceção, e não leva hífen antes de o.