PT
BR
Pesquisar
Definições



efeméride

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
efemérideefeméride
( e·fe·mé·ri·de

e·fe·mé·ri·de

)


nome feminino

1. [Astronomia] [Astronomia] Tábua astronómica que indica, dia a dia, a posição dos planetas no zodíaco.

2. Acontecimento ou facto importante que ocorreu em determinada data.

3. Celebração de um acontecimento ou de uma data importante.

efemérides


nome feminino plural

4. Escrito em que se registam os acontecimentos de cada dia. = DIÁRIO

5. Obra que regista acontecimentos importantes ocorridos no mesmo dia em diferentes anos.

etimologiaOrigem etimológica:latim ephemeris, -idis, do grego efêmerís, -ídos, diário, livro de contas, memórias militares.
Confrontar: efemérida.

Auxiliares de tradução

Traduzir "efeméride" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Numa pesquisa no Google, encontrei várias vezes a expressão "há espera", por exemplo: "torneios há espera de concorrentes". É correcto dizer "há espera"? Não será "à espera"?
No contexto que refere, deverá ser utilizada a locução prepositiva à espera de, que significa “aguardando por” (torneios à espera de concorrentes) e que poderá encontrar registada, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que também regista a locução adverbial à espera (Ex.: os doentes já estão à espera há muito tempo). Esta locução tem estrutura semelhante a muitas outras locuções prepositivas em português (contracção da preposição a com o artigo definido a seguida de substantivo feminino e da preposição de), como, por exemplo, à beira de, à conta de, à disposição de, à frente de. A expressão há espera poderá apenas ser usada em contextos onde se pretenda dizer que "existe uma espera" (ex.: nos acessos à ponte há espera prolongada).