PT
BR
Pesquisar
Definições



déjà-vu

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
déjà-vudéjà-vu
|dèjà vú|


nome masculino de dois números

1. Forte sensação de já ter presenciado ou vivido determinado momento ou situação no passado.

2. Coisa ou situação que não constitui novidade.


adjectivo de dois géneros e de dois númerosadjetivo de dois géneros e de dois números

3. Que não contém originalidade ou que não constitui novidade (ex.: o tom déjà-vu daquelas mensagens já incomoda; parece tudo tão déjà-vu). = BANAL, BATIDO, COMUM, HABITUAL, NORMAL, ORDINÁRIO, REPETIDODIFERENTE, ESPECIAL, INOVADOR, ORIGINAL, REVOLUCIONÁRIO

etimologiaOrigem etimológica:palavra francesa que significa "já visto".

iconeNota: Também se escreve sem hífen, como locução: déjà vu.
déjà-vudéjà-vu


Dúvidas linguísticas



Quero saber se a palavra sarro é oxítona ou paroxítona.
A palavra sarro é uma palavra grave ou paroxítona, pois tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (foneticamente a sílaba acentuada é ['sa]; na divisão silábica para translineação, a sílaba é sar-).



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.