PT
BR
Pesquisar
Definições



doradídeo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
doradídeodoradídeo
( do·ra·dí·de·o

do·ra·dí·de·o

)


adjectivoadjetivo

1. [Ictiologia] [Ictiologia] Relativo aos doradídeos.


nome masculino

2. [Ictiologia] [Ictiologia] Espécime dos doradídeos.

doradídeos


nome masculino plural

3. [Ictiologia] [Ictiologia] Família de peixes teleósteos siluriformes de água doce, encontrados na América do Sul, a que pertencem os bacus.

etimologiaOrigem etimológica:latim científico Doradidae, do grego dóru, -atos, tronco, haste, pau, árvore.


Dúvidas linguísticas



Trabalho com luteria ou luteraria? Encontrei os dois no Aurélio em edições diferentes, mas qual eu uso?
Será lutheria? Mas isto é português, italiano ou francês?
Outra dúvida: escrevo arte lutérica ou luterárica?
É muito comum utilizar-se o galicismo lutherie para designar a profissão de luthier.

No entanto, e como já estão atestadas alternativas aportuguesadas daquele estrangeirismo, é sempre preferível optar pelas formas que seguem as normas da ortografia portuguesa. Uma vez que luteria é a forma que mais se aproxima do seu étimo (lutherie), deve ter uso preferencial, i.e., deverá optar por usar luteria em vez de luteraria.

Ambos os adjectivos (lutérico e luterárico) são possíveis, apesar de nenhum deles ter registo em dicionários e léxicos da língua portuguesa. No entanto, e uma vez que lutérico é a forma que deriva de luteria, essa deverá ser a preferencial.




Gostaria de saber qual a associação correcta de artigos à palavra "afia" e a justificação para tal. Será "o afia" ou "a afia"?
A palavra afia, redução do nome masculino afia-lápis e sinónimo de apara-lápis, apenas se encontra registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, estando classificada como substantivo masculino (ex: o afia tem as lâminas gastas). No entanto, pesquisas em corpora e motores de pesquisa da Internet permitem verificar que esta palavra é considerada por alguns falantes como substantivo feminino (ex.: queria comprar uma afia de plástico), o que pode ser explicado por uma regularização feita por analogia com as restantes palavras graves terminadas em -ia (ex.: academia, energia, geografia, monarquia, olaria), que são geralmente femininas.