PT
BR
Pesquisar
Definições



dizime

A forma dizimepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de dizimardizimar], [terceira pessoa singular do imperativo de dizimardizimar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de dizimardizimar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
dizimardizimar
( di·zi·mar

di·zi·mar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. [Militar] [Militar] Punir de morte uma de cada dez pessoas designadas pela sorte.

2. [Por extensão] [Por extensão] Provocar a morte de grande número de indivíduos. = EXTERMINAR

3. Lançar imposto de dízima sobre.

4. [Figurado] [Figurado] Destruir parte de.

5. Diminuir; desfalcar.

etimologiaOrigem etimológica:latim decimo, -are.

Auxiliares de tradução

Traduzir "dizime" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).




A palavra moral é classificada como masculina ou feminina?
Tal como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra moral é usada como masculina e como feminina, consoante o seu significado.

Enquanto substantivo, designando “estado de espírito, disposição”, a palavra moral é do género masculino: “É preciso levantar o moral dos jogadores!”. Nos restantes sentidos mencionados no Dicionário Priberam – “conjunto de costumes, regras”; “ética”; “lição, ensinamento” – o substantivo moral é do género feminino: “De acordo com a moral e os bons costumes.”; “Escreveu um artigo sobre os princípios da moral kantiana.”; “Qual é a moral da história dos Três Porquinhos?”.

Enquanto adjectivo, a palavra moral (= relativo aos costumes, à ética) é usada quer com nomes (substantivos) masculinos, quer com nomes femininos: “Temos o dever moral de ajudar os outros.”, “Há normas morais que é preciso cumprir.”.