PT
BR
Pesquisar
Definições



disputarmos

A forma disputarmospode ser [primeira pessoa plural do futuro do conjuntivo de disputardisputar] ou [primeira pessoa plural infinitivo flexionado de disputardisputar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
disputardisputar
( dis·pu·tar

dis·pu·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Estar em disputa por, contestar.

2. Querer para si (em detrimento de outrem).

3. Lutar por.


verbo intransitivo

4. Ter discussão.

5. Discutir.

6. Contender.

7. Altercar.

8. Porfiar.

etimologiaOrigem etimológica:latim disputo, -are, examinar pormenorizadamente, expor pormenorizadamente, tratar, debater, discutir, argumentar, discorrer.

Auxiliares de tradução

Traduzir "disputarmos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Numa frase: o fulano leva-nos o dinheiro todo. Eu quero abreviar: o fulano leva-no-lo todo. Será correcto?
Como poderá constatar na Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na secção Pronomes, o pronome clítico de complemento directo de terceira pessoa masculino é o, sendo que, quando é antecedido de uma forma verbal ou de outro clítico terminado em s, se lhe acrescenta um l (ex.: leva-nos o dinheiro = leva-no-lo; comprou-vos o terreno = comprou-vo-lo; chamámos o professor = chamámo-lo). A mesma regra se aplica, obviamente, em caso de flexão do pronome clítico em questão (ex.: leva-nos as malas = leva-no-las; comprou-vos a casa = comprou-vo-la; chamámos os professores = chamámo-los).



A palavra moral é classificada como masculina ou feminina?
Tal como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra moral é usada como masculina e como feminina, consoante o seu significado.

Enquanto substantivo, designando “estado de espírito, disposição”, a palavra moral é do género masculino: “É preciso levantar o moral dos jogadores!”. Nos restantes sentidos mencionados no Dicionário Priberam – “conjunto de costumes, regras”; “ética”; “lição, ensinamento” – o substantivo moral é do género feminino: “De acordo com a moral e os bons costumes.”; “Escreveu um artigo sobre os princípios da moral kantiana.”; “Qual é a moral da história dos Três Porquinhos?”.

Enquanto adjectivo, a palavra moral (= relativo aos costumes, à ética) é usada quer com nomes (substantivos) masculinos, quer com nomes femininos: “Temos o dever moral de ajudar os outros.”, “Há normas morais que é preciso cumprir.”.