Significado de desponte-se-mo

    A forma desponte-se-mopode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de despontardespontar], [terceira pessoa singular do imperativo de despontardespontar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de despontardespontar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    despontardespontar
    ( des·pon·tar

    des·pon·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Quebrar (ou inutilizar de qualquer modo) a ponta de.

    2. [Brasil] [Brasil] Passar além das pontas ou extremidades superiores de um rio.

    3. Satisfazer um vício.

    4. [Figurado] [Figurado] Embotar.

    verbo intransitivo

    5. Começar a aparecer.

    6. Vir à lembrança.

    nome masculino

    7. Começo, aparecimento, nascimento.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: desapontar.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "desponte-se-mo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    despontante | adj. 2 g.

    Que desponta; que está a despontar....


    odaxesmo | n. m.

    Prurido das gengivas antes do despontar dos dentes....


    buço | n. m.

    O bigode (ao despontar)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "desponte-se-mo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Procuro uma palavra que poderá significar "capacidade de difundir" a que chamei difusividade, termo que me advém do inglês difusivity. Não encontrei qualquer entrada no dicionário, nem nas perguntas frequentes.


      Quanto a comparações de inigualdade, ou seja, de superioridade ou de inferioridade, existirá uma regra absoluta para decifrar se se usa que ou do que ou ambas estarão correctas em qualquer expressão dessa estrutura? Para um falante em que o Português não é a primeira língua, seria bastante útil. Incluo as seguintes expressões para vossa análise: 1) O castelo é mais antigo que a igreja. 2) Hoje as laranjas estão menos baratas que as maçãs. 3) Nós compramos mais livros que vendemos. 4) O Paulo é mais grande do que gordo. 5a) O João tem mais de um carro. b) O João tem mais dum carro. c) O João tem mais do que um carro. d) O João tem mais que um carro.