PT
BR
Pesquisar
Definições



desinsetizaste

A forma desinsetizasteé [segunda pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de desinsectizardesinsetizardesinsetizar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desinsectizardesinsetizardesinsetizar
|sè| |sè| |sè|
( de·sin·sec·ti·zar de·sin·se·ti·zar

de·sin·se·ti·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Livrar de insectos. = DESINFESTAR

etimologiaOrigem etimológica:des- + insecto + -izar.
Confrontar: desinfectar.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: desinsetizar.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: desinsectizar.
grafiaGrafia no Brasil:desinsetizar.
grafiaGrafia em Portugal:desinsectizar.
desinsetizastedesinsetizaste


Dúvidas linguísticas



Consultando um site estrangeiro sobre bandeiras e numa tradução apressada encontrei vixiologia como a palavra para o estudo das mesmas. Ora, aparentemente, não existe esta palavra em português. Assim solicito me indiquem qual a palavra correcta.
A palavra correcta para este estudo é vexilologia (a palavra está registada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras).



Gostaria de saber se a utilização do verbo "comer" como substantivo, em vez do mais comum "comida" pode ser considerada correcta, por exemplo nas seguintes expressões: "o comer está óptimo" ou "vou preparar o comer"
Não há nenhuma incorrecção nas frases o comer está óptimo ou vou preparar o comer, mas o substantivo comer é por vezes considerado como sendo próprio de um registo de língua informal.

Este tipo de derivação por mudança de categoria gramatical sem alteração da forma (neste caso obtém-se um substantivo a partir de um verbo) denomina-se conversão ou derivação imprópria (por não ter a junção de afixos) e é muito usual na língua (ex.: o saber não ocupa lugar, achava interessante o falar do ancião).