Significado de desfruta-se-te

    A forma desfruta-se-tepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de desfrutardesfrutar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de desfrutardesfrutar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    desfrutardesfrutar
    ( des·fru·tar

    des·fru·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Ter os frutos ou rendimentos de.

    2. Ter o gozo de. = USUFRUIR

    3. Lograr.

    4. Viver à custa de.

    5. Fazer troça de (alguém, parecendo estar de boa-fé). = ZOMBAR

    6. [Portugal: Beira, Trás-os-Montes] [Portugal: Beira, Trás-os-Montes] Desflorar mulher.

    etimologiaOrigem:des- + fruto + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "desfruta-se-te" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    desfrute | n. m.

    Ato ou efeito de desfrutar....


    desfruto | n. m.

    O mesmo que desfrute....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "desfruta-se-te" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      No âmbito do meu trabalho surgiu-me uma dúvida na aplicação do Novo Acordo Ortográfico. Agradecia que me ajudassem. Segundo as regras a palavra “Egipto” deveria manter-se como tal pois o “p” sempre se leu, correto? A minha dúvida é que há vários meios de comunicação a falar “Egito” mas depois mantêm palavras com “Egípcios”, etc. Outra possibilidade é que na palavra em questão seja aceite a dupla grafia, mas mesmo assim seria o mais correto mantermos o “Egipto”, não?