PT
BR
Pesquisar
Definições



desfragmentação

A forma desfragmentaçãopode ser [derivação feminino singular de desfragmentardesfragmentar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desfragmentaçãodesfragmentação
( des·frag·men·ta·ção

des·frag·men·ta·ção

)


nome feminino

[Informática] [Informática] Acto ou efeito de desfragmentar ou de reescrever em locais contíguos informação que está em locais separados.

etimologiaOrigem etimológica:desfragmentar + -ção.
desfragmentardesfragmentar
( des·frag·men·tar

des·frag·men·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

[Informática] [Informática] Reescrever em locais contíguos informação que está em locais separados (ex.: desfragmentar o disco).

etimologiaOrigem etimológica:des- + fragmentar.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas


Em um texto que estou a estudar surge a palavra "onomatúrgica", no entanto não consigo achar o seu significado nem no vosso site nem em nenhum dicionário. Gostaria de saber o seu significado.
O adjectivo onomatúrgico não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição. No entanto, o seu uso não pode ser condenado, porquanto está correctamente formado; deriva da palavra grega onomatourgós, que significa “que cria palavras ou dá nomes às coisas” e que deu também origem ao português onomaturgo (termo que, de igual modo, não se encontra averbado em nenhum dicionário de língua portuguesa). Os termos onomaturgo e onomatúrgico são sinónimos enquanto adjectivos, com o mesmo sentido do étimo grego (ex.: trabalho onomaturgo = trabalho onomatúrgico), mas onomaturgo pode ainda ser usado como substantivo, com o significado “aquele que cria palavras ou dá nomes às coisas” (ex.: para aquele filósofo, Deus é um onomaturgo).



Existem as palavras devagarzinho, lugarzinho? Como será o diminutivo das palavras terminadas em r : devagarinho?
Para formar o diminutivo das palavras terminadas em r é possível utilizar os sufixos diminutivos mais usuais na língua portuguesa (-inho, -ito, -zinho, -zito), embora alguns pareçam mais frequentes apostos a determinadas palavras (ex.: devagarinho, amorzinho).