PT
BR
Pesquisar
Definições



descompusesse

A forma descompusessepode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de descompordescompor] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de descompordescompor].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
descompordescompor
|ô| |ô|
( des·com·por

des·com·por

)
Conjugação:irregular.
Particípio:irregular.


verbo intransitivo

1. Tirar da ordem ou da organização; deixar em desordem ou em desorganização. = DESARRANJAR, DESARRUMAR, DESORDENAR, DESORGANIZARARRANJAR, ARRUMAR, ORDENAR

2. Dar uma descompostura a.


verbo pronominal

3. Desarranjar-se; descobrir-se.

etimologiaOrigem etimológica:des- + compor.

Auxiliares de tradução

Traduzir "descompusesse" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.




Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.