Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

cascar

cascarcascar | v. tr. | v. intr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cas·car cas·car

- ConjugarConjugar

(latim vulgar quassicare, do latim quasso, -are, sacudir com violência, partir aos bocados)
verbo transitivo

1. Tirar a casca. = DESCASCAR

2. [Informal]   [Informal]  Dar pancada, tareia em; ir ao pêlo. = AFINFAR, BATER

3. [Informal]   [Informal]  Dizer as verdades (a alguém), geralmente em tom de crítica. = DESCOMPOR

verbo intransitivo

4. Perder a casca.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Vejo toda a gente a cascar imenso nele, mas

Em N

...canto quando ele se afirmou como candidato às eleições do Benfica e começou a cascar em Vieira;;

Em Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português

dezembro de 1972, “ Cascar II”, de 11 a 14 de setembro de 1972, “Catar 300”, de 28 a...

Em Alberto Helder

primeiras páginas a crónica do editor, ele próprio, a cascar nos secretários de estado da cultura, Santana Lopes e depois Manuel Frexes..

Em CONTRASENSO

...tarde desportiva de "relatos" de que me lembro bem e fugia de ouvir, pelo cascar de emoções artilhadas pelos relatadores em voz corrida e insuportável..

Em portadaloja
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Sou assíduo consultor do site da Priberam para dúvidas sobre significação de palavras. Mas não consegui entender a diferença entre as palavras aluguéis e alugueres. Poderiam por favor esclarecer-me?
Aluguéis é a forma do plural do substantivo aluguel. Alugueres é a forma do plural do substantivo aluguer. As duas palavras aluguel e aluguer são sinónimas, sendo a primeira mais usada no português do Brasil e a segunda no português de Portugal.



Gostaria de saber se a palavra "pixel" existe em português e qual é o seu plural. Em muitas ocasiões aparece "pixeis" mas sendo uma palavra de origem inglesa o seu plural não deveria ser "pixels"?
A palavra pixel é um estrangeirismo proveniente do inglês que já faz parte do léxico do português, encontrando-se registada em dicionários de língua portuguesa, e cujo plural deve respeitar a flexão da sua língua de origem (pixels).

Como acontece com muitos estrangeirismos, a par da forma da língua inglesa surge igualmente uma forma aportuguesada, píxel, com uma adaptação ortográfica para adequar a acentuação gráfica (uma palavra portuguesa acabada em -l, se não tiver acento gráfico, será acentuada na última sílaba – ex.: papel, pincel – e não na penúltima, como em xel). Se se optar pelo aportuguesamento píxel, a flexão plural regular deverá ser píxeis (à semelhança de outras palavras com o mesmo contexto ortográfico, como nível ou amável). A forma *pixeis (sem acento gráfico) não corresponde ao plural de nenhuma das formas referidas (nem do estrangeirismo original, nem da forma aportuguesada), pelo que não deverá ser usada.

Como forma alternativa a pixel ou píxel, poderá ser usada ainda a palavra ponto, que vem sendo usada com o significado de pixel ou píxel, isto é, "unidade mínima de uma imagem digital".

pub

Palavra do dia

pas·si·nhar pas·si·nhar


(passinho, diminutivo de passo + -ar)
verbo intransitivo

Dar passos muito pequenos; andar com pequenos passos. = PASSARINHAR, PASSARITAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/cascar [consultado em 01-12-2021]