PT
BR
Pesquisar
Definições



desautorizassem

A forma desautorizassemé [terceira pessoa plural do pretérito imperfeito do conjuntivo de desautorizardesautorizar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desautorizardesautorizar
( de·sau·to·ri·zar

de·sau·to·ri·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tirar ou fazer perder a autoridade a.

2. Desprestigiar; desabonar.


verbo pronominal

3. Rebaixar-se; desprestigiar-se.

desautorizassemdesautorizassem


Dúvidas linguísticas



Existe na língua portuguesa "dativo de interesse" tal como existe em castelhano?
Em português, o pronome de interesse é de uso bastante frequente, sobretudo num nível de linguagem mais coloquial. Em frases como come-me a sopa ou tu não me sejas bisbilhoteiro, o dativo de interesse, ou dativo ético, tem função meramente expressiva ou enfática. Este tipo de construção indica que a pessoa que fala está claramente interessada na exortação que faz ou na realização do seu desejo ou da sua vontade.



Pretendo esclarecer a seguinte dúvida: deve escrever-se ir DE ENCONTRO às necessidades dos clientes ou ir AO ENCONTRO das necessidades dos clientes.
Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex.: queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex.: não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).
Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima.