Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

desautorização

desautorizaçãodesautorização | n. f.
derivação fem. sing. de desautorizardesautorizar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

de·sau·to·ri·za·ção de·sau·to·ri·za·ção


nome feminino

1. Acto ou efeito de desautorizar.

2. Desprestígio.


de·sau·to·ri·zar de·sau·to·ri·zar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Tirar ou fazer perder a autoridade a.

2. Desprestigiar; desabonar.

verbo pronominal

3. Rebaixar-se; desprestigiar-se.

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Passámos pela revogação de um despacho e pela desautorização de um ministro diante de toda a gente, tudo isto terminando em pazes covardes..

Em sorumb

Passámos pela revogação de um despacho e pela desautorização de um ministro diante de toda a gente, tudo isto terminando em pazes covardes..

Em Jacarandá

Com esta desautorização pública do primeiro-ministro, ficam expostas várias rachas dentro do Governo e o Ministro das...

Em VISEU, terra de Viriato.

...sucessivos casos desde o ucraniano morto no SEF aos emigrantes de Odemira passando pela desautorização de que foi alvo por parte do director nacional da PSP ou a desorganização...

Em Depois Falamos

...República fez ontem de manhã (aos media que o abordaram na rua) foi uma desautorização clara do ministro da Defesa..

Em Da Literatura
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Pretendo esclarecer a seguinte dúvida: deve escrever-se ir DE ENCONTRO às necessidades dos clientes ou ir AO ENCONTRO das necessidades dos clientes.
Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex.: queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex.: não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).
Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima.




No programa de hoje da R.T.P. " Bom Dia Portugal" na rubrica "Em bom português", questiona-se se deve dizer: duzentas gramas ou duzentos gramas? Afirma-se que a resposta correcta é: "duzentos gramas" porque grama é um submúltiplo do quilograma. Ora, eu tenho apenas a quarta classe do ensino primário de 1951, mas nesse tempo aprendi que grama, metro, caloria, etc. são unidades e quilograma, quilómetro, quilocaloria, etc, são múltiplos com mil unidades. Como gosto de falar o melhor Português, (dentro das minhas limitações literárias) gostaria de obter uma explicação, mais convincente ou de saber se, pela mesma razão, deve dizer-se "duzentos calorias"?
De facto, o argumento referido é pouco claro. O motivo por que a resposta é "duzentos gramas" é porque grama, enquanto unidade de medida, é um substantivo masculino, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. É por essa razão que quilograma, formado pela junção do prefixo quilo- ao substantivo grama, é masculino, e não o contrário.
pub

Palavra do dia

pa·ra·le·le·pi·pe·dal pa·ra·le·le·pi·pe·dal


(paralelepípedo + -al)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

Que é relativo a ou tem forma de paralelepípedo (ex.: módulo paralelepipedal). = PARALELEPIPÉDICO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/desautoriza%C3%A7%C3%A3o [consultado em 16-08-2022]