PT
BR
Pesquisar
Definições



desamarrarem

A forma desamarrarempode ser [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de desamarrardesamarrar] ou [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de desamarrardesamarrar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desamarrardesamarrar
( de·sa·mar·rar

de·sa·mar·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Libertar ou libertar-se daquilo que está a prender. = DESPRENDER, SOLTAR


verbo transitivo

2. Desfazer o que amarra (ex.: desamarrar a corda).

3. [Figurado] [Figurado] Demover; dissuadir.


verbo intransitivo

4. [Náutica] [Náutica] Levantar ferro; desprender da amarra.

etimologiaOrigem etimológica:des- + amarrar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "desamarrarem" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.




Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.