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desagasalhem

A forma desagasalhempode ser [terceira pessoa plural do imperativo de desagasalhardesagasalhar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de desagasalhardesagasalhar].

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desagasalhardesagasalhar
( de·sa·ga·sa·lhar

de·sa·ga·sa·lhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Tirar a roupa ou despir a roupa de agasalho (ex.: quando entraram em casa, desagasalhou as crianças; não se desagasalhem, porque vamos sair outra vez). = DESCOBRIR, DESTAPARABAFAR, COBRIR


verbo transitivo

2. Privar de agasalho ou de abrigo (ex.: a catástrofe desagasalhou muitas pessoas). = DESABRIGAR, DESALOJARABRIGAR, ACOITAR, ACOLHER, ACOMODAR, ALBERGAR, ALOJAR, RECOLHER

3. Tirar de onde se estava agasalhado ou protegido. = DESABRIGARABRIGAR, ACOITAR, ACOLHER, ACOMODAR, ALBERGAR, ALOJAR, PROTEGER, RECOLHER, RESGUARDAR

4. Receber mal; não fazer bom acolhimento a.ACOLHER

sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: AGASALHAR

etimologiaOrigem etimológica:des- + agasalhar.


Dúvidas linguísticas



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.



Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).