PT
BR
Pesquisar
Definições



derrancaria

A forma derrancariapode ser [primeira pessoa singular do condicional de derrancarderrancar] ou [terceira pessoa singular do condicional de derrancarderrancar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
derrancarderrancar
( der·ran·car

der·ran·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Deixar ou ficar estragado, rançoso ou em estado de deterioração. = ALTERAR, APODRECER, CORROMPER, ESTRAGAR, PUTREFAZER

2. [Figurado] [Figurado] Tornar ou ficar moralmente corrompido. = CORROMPER, DEPRAVAR, PERVERTER

3. Provocar ou sentir irritação ou zanga. = DANAR, ENFURECER, ENRAIVECER, IRAR, IRRITAR



Dúvidas linguísticas



Gostaria que me informassem se a palavra sedeado existe. Esta palavra é normalmente utilizada de forma generalizada, com o seguinte significado: "com sede em". Uma vez que não consigo encontrar esta palavra em nenhum dicionário ou prontuário, gostaria apenas de saber se ela existe na língua portuguesa.
A forma correcta da palavra que procura com o significado "que tem sede em" é sediado e não sedeado. Esta existe, mas tem um outro significado, como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa na entrada sedear.

Ambas as formas (sediar e sedear) se encontram registadas em vários dicionários de língua portuguesa.




Gostaria de saber a origem da palavra hospital. De onde foi formada?
A palavra hospital deriva do adjectivo latino hospitalis, -e (“que é relativo a hóspede”), usado nas locuções hospitale domus ou hospitale cubiculum (“casa de hóspedes”). A mesma palavra latina deu origem ao francês hôtel, de onde deriva a palavra portuguesa hotel.