Significado de derraba-vo-la

    A forma derraba-vo-lapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de derrabarderrabar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de derrabarderrabar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    derrabarderrabar
    ( der·ra·bar

    der·ra·bar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Cortar o rabo a.

    2. Cortar (cauda de vestido, abas de casaca, etc.).

    3. Quebrar a parte posterior de.

    4. Roubar, desfazer ou maltratar o que vai na retaguarda de.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: derribar, derrubar.

    Esta palavra no dicionário

    desrabado | adj.

    Que não tem ou a que se tirou ou cortou o rabo ou a cauda....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "derraba-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber qual é a pronuncia correta: CRÓSTA ou CRÔSTA.


      Sou utilizadora do vosso site, nomeadamente costumo utilizar o dicionário, mas tenho algumas dúvidas, dado que algumas palavras que pesquisei e que, tanto quanto me recordo, me foram ensinadas na escola como sendo escritas com dois "c", ex. toraccica, no vosso dicionário surgem apenas com um "c". Assim, solicito que me esclareçam qual o motivo desta diferença, nomeadamente se tem que ver com o acordo ortográfico celebrado com o Brasil. Então como devo ensinar o meu filho que está a aprender esta matéria na escola?
      Mais solicito que esclareçam se o dicionário é apenas de português de Portugal ou se inclui alguns termos em português do Brasil.