PT
BR
Pesquisar
Definições



curralões

A forma curralõesé [derivação masculino plural de curralcurral].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
curralcurral
( cur·ral

cur·ral

)
Imagem

Área descoberta cercada ou recinto coberto fechado onde se recolhe o gado.


nome masculino

1. Área descoberta cercada ou recinto coberto fechado onde se recolhe o gado.Imagem = CORTE

2. [Depreciativo] [Depreciativo] Casa ou local imundo. = POCILGA

3. [Portugal: Açores] [Portugal: Açores] [Agricultura] [Agricultura] Parcela de terreno vinícola demarcado por muros de pedra solta, geralmente basáltica, que protegem as videiras dos ventos marítimos e do mau tempo.Imagem = CURRALETA

4. [Brasil] [Brasil] Cercado, nos rios, para reter o peixe.

etimologiaOrigem etimológica:origem controversa.

vistoPlural: currais.
iconPlural: currais.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:curralada.
curralõescurralões


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correto pronunciar o -x- da palavra sexta-feira, ou será se[s]ta-feira?
A palavra sexta-feira tem pronúncias diferentes no português europeu e no português do Brasil. Assim, no português europeu, o -x- de sexta é geralmente pronunciado como o -ch- de chá); no português do Brasil, a pronúncia mais usual desse -x- é como o s- de saco.



Agradecia que me esclarecessem em que categoria gramatical podemos classificar a locução à espera e qual a melhor forma de dizer: estou à espera de ti ou estou à tua espera.
A locução à espera tem valor de advérbio (ex.: estou à espera há mais de 20 minutos), pelo que se pode classificá-la como uma locução adverbial.

Em relação à segunda questão, que diz respeito à locução prepositiva à espera de, de acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Lindley Cintra e Celso Cunha (p. 327), existem em português certas locuções prepositivas que permitem a substituição do pronome oblíquo tónico (neste caso, o pronome ti), quando antecedido da preposição de, pelo pronome possessivo correspondente (neste caso, o pronome tua). Assim sendo, ambas as construções devem ser consideradas correctas, à semelhança de casos como em frente de ti / à tua frente, em favor de ti / em teu favor ou à mercê de ti / à tua mercê.