PT
BR
Pesquisar
Definições



crocitarmos

A forma crocitarmospode ser [primeira pessoa plural do futuro do conjuntivo de crocitarcrocitar] ou [primeira pessoa plural infinitivo flexionado de crocitarcrocitar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
crocitarcrocitar
( cro·ci·tar

cro·ci·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Soltar (o corvo) o seu grito.

2. Imitar o grito do corvo.


nome masculino

3. Voz do corvo. = CROCITO

etimologiaOrigem etimológica:latim crocito, -are.

crocitarmoscrocitarmos

Auxiliares de tradução

Traduzir "crocitarmos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.



Quando um pessoa está sem dentes dizemos que está banguela. Se fosse masculino como devemos dizer? Ele é banguelo ou ele está banguela?
A palavra banguela, tal como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode ser utilizada como adjectivo de dois géneros ou como substantivo de dois géneros, o que significa que apenas varia em número (ex.: ele é banguela, ela é banguela, eles são banguelas, elas são banguelas). Existe ainda o sinónimo banguelo, registado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, variável quer em género quer em número (ex.: ele é banguelo, ela é banguela, eles são banguelos, elas são banguelas).