Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
cretcheucretcheu | s. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cret·cheu cret·cheu
(do crioulo de Cabo Verde)
substantivo de dois géneros

[Cabo Verde]   [Cabo Verde]  Pessoa muito estimada. = QUERIDO

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Na frase dei de caras com um leão, qual a função sintáctica das expressões de caras e com um leão?
A locução verbal dar de caras corresponde a uma expressão idiomática do português, que por esse motivo não é habitualmente decomposta, equivalendo a um verbo como deparar-se ou a outra locução verbal como encontrar subitamente. Na frase apontada, pode no entanto considerar-se a expressão de caras como um modificador adverbial (designado por complemento circunstancial na gramática tradicional), indicando o modo como se processa a acção expressa pelo verbo dar (equivalente, por exemplo a subitamente numa frase como deu subitamente com um leão).
A expressão com um leão pode ser considerada complemento indirecto seleccionado pelo verbo dar, pois com um leão é um complemento nominal introduzido indirectamente pela preposição com.




Aproveito, em primeira ordem, para vos agradecer pelo serviço prestado à sociedade. O vosso portal é uma ferramenta imprescindível no meu quotidiano, não crendo eu ser, de todo, um caso isolado. Dito isto, venho alertar-vos para o erro existente no template da conjugação verbal, mais precisamente no modo conjuntivo: A substituir: que eu tivesse -> se eu tivesse se eu tiver -> quando eu tiver
A apresentação do conjuntivo na tabela de conjugação dos verbos usa exemplos contextuais para que a sua leitura seja mais clara para os consulentes, mas não implica que sejam aqueles os únicos contextos em que as formas do conjuntivo possam ser usadas.

Assim, o pretérito imperfeito do conjuntivo pode ser usado em frases como “Gostava que tivesses melhores notas na escola” ou “Se eles tivessem muito dinheiro, podiam viajar mais”. O mesmo pode ser dito em relação ao futuro do conjuntivo, possível em frases como “Se eu tiver tempo, ajudo-te” ou “Quando nós tivermos o jantar pronto, chamamos-vos”.

Como pode verificar pelos exemplos acima expostos, não se trata de um erro do conjugador, mas apenas uma opção de contextualização das formas verbais apresentadas, uma vez que o conjuntivo é de um modo geral usado após conjunções subordinativas como “se”, “quando” ou “que”, para expressar desejo, dúvida, incerteza ou possibilidade.

pub

Palavra do dia

res·sur·rei·ção res·sur·rei·ção
(latim resurrectio, -onis)
substantivo feminino

1. Acto de ressurgir.

2. Vida nova; renovação.

3. Reaparição.

4. Cura extraordinária, inesperada.

5. Festa em que a Igreja católica festeja a ressurreição de Jesus Cristo.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/cretcheu [consultado em 21-04-2019]