Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

covilhete

covilhetecovilhete | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

co·vi·lhe·te |ê|co·vi·lhe·te |ê|


(talvez do espanhol cubilete, copo para jogar os dados)
nome masculino

1. Pires chato de louça usado para servir doces.Ver imagem

2. Tigela pequena. = TIGELINHA

3. Copo de escamoteador ou de prestidigitador.

4. [Portugal: Trás-os-Montes]   [Portugal: Trás-os-Montes]  Púcaro de barro, com duas asas, para a sopa das crianças.

5. [Portugal: Trás-os-Montes]   [Portugal: Trás-os-Montes]   [Culinária]   [Culinária]  Espécie de empadinha de massa folhada recheada de carne moída, presunto e cebola, condimentada com azeite, salsa e vinho branco.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Os motivos que ilustram os pacotes de açúcar vão desde o " covilhete " às "ganchas", passanto pelas "cristas de galo" ou os "rebuçados da Régua"..

Em empregoempreendedorismo.pt

A proximidade a monumentos, restaurantes e pastelarias convidam à prova do “ Covilhete ” (pastel salgado recheado de carne maronesa e

Em informadouro.pt

A emblemática tradição do Covilhete é-nos apresentada num mini-documentário pelas mãos do chef Tiago Emanuel Santos e pelo olhar...

Em Cultura de Borla

Promover, divulgar e trabalhar em prol da certificação do covilhete serão as juras feitas sob o bastão “Aleu” pelos novos confrades, ao mesmo mesmo...

Em informadouro.pt

...o festival vilarealense promovido pelo Município de Vila Real em colaboração com a promotora covilhete na mão..

Em largodobeco.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como se pronuncia a letra E quando falamos a, e, i, o, u? a, é ou e, i... E no alfabeto? A, b, c, d, e ou é... Quando vamos nos referir a letra e ou é numa palavra, como devemos pronunciar? Por exemplo, indaguei a um colega quantas letras E deveria colocar na palavra meeting. Ele me respondeu que não era letra e, mas sim letra é que deveria empregar. Qual seria a resposta correta?
O nome da letra E deverá ser lido [È] (este é o símbolo do alfabeto fonético equivalente ao E das palavras pé ou fera). Quanto à pronúncia da letra E, ela pode corresponder a vários sons, consoante o contexto e, por vezes, consoante as características lexicais de cada palavra. Assim, esta letra pode corresponder à vogal [È] como em pé, fera ou papel; à vogal [e] como em dedo, seu ou vê; à vogal [i] como em e (conjunção) ou eléctrico; à vogal [i] como em estudante; à vogal [á] como em coelho, igreja, senha ou eira; à semivogal [j] como em área ou es.

Da mesma forma, o nome da letra R é erre, mas não se pronuncia erre numa palavra (pronuncia-se [r] entre vogais, depois de uma consoante da mesma sílaba ou em final de palavra, como em caro, cobra ou falar; pronuncia-se [R] em início de palavra, em início de sílaba ou quando está duplicado como em rua, palrar, tenro ou carro).




Gostaria de saber se há ou não crase nestas expressões: até as 10 horas e entre as 9 e 10 horas.
Na norma brasileira, como é referido na resposta até, a presença da crase (neste caso, contracção de preposição a com o artigo as: a + as = às) a seguir à preposição até é facultativa, pois também é facultativo o uso da preposição a nesse contexto. Como tal, tanto pode escrever, por exemplo, O museu está fechado até às 10 horas como O museu está fechado até as 10 horas. A primeira hipótese, com crase, é a de uso mais corrente em Portugal, sendo a segunda mais usual no Brasil.

No caso da expressão entre as 9 e as 10 horas, a crase seria agramatical, pois a preposição entre já traduz uma noção de delimitação ou de intervalo e não necessita da preposição a, ao contrário, por exemplo, da preposição de. Daí que se escreva O evento ocorrerá entre as 9 e as 10 horas, sem crase, mas O evento ocorrerá das 9 às 10 horas (sobre este assunto, consulte também a resposta crase em intervalo temporal).

pub

Palavra do dia

pi·ca·tar·tes pi·ca·tar·tes


(latim pica, -ae, pega + latim científico Cathartes, género de abutre, do grego kathartês, -ou, limpador, purificador)
nome masculino de dois números

[Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a duas espécies de aves passeriformes da família dos picatartídeos, do género Picathartes.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/covilhete [consultado em 26-05-2022]