Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

courela

courelacourela | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cou·re·la |é|cou·re·la |é|


nome feminino

1. Nesga de terra de cultivo. = BELGA, LEIRA, OLGA

2. Antiga medida agrária de 100 braças de comprimento por 10 de largura.


SinónimoSinônimo Geral: COIRELA

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Jogaram ainda: Hugo Marmeleira, Alexandre Antunes, Bruno Courela , Nuno Godinho e Jorge Costa

Em Lusitano Clube Desportivo Arraiolense

...Gomes, Diogo Ginó, Rogério Galandim, Ricardo Rego, Gonçalo Cristo, Rui Martins, João Bugio, Bruno Courela , Bernardo Saraiva, Gonçalo Catalão e Hugo Marmeleira..

Em Lusitano Clube Desportivo Arraiolense

...Alexandre Simões, Rogério Galandim, Ricardo Rego, Gonçalo Cristo, Rui Martins, João Bugio (c), Bruno Courela , Bernardo Saraiva, Gonçalo Catalão e Hugo Marmeleira..

Em Lusitano Clube Desportivo Arraiolense

Jogaram ainda: Bruno Courela , João Semedo, Jorge Deus e Rui Martins

Em Lusitano Clube Desportivo Arraiolense

Jogaram ainda: João Semedo, Tiago Nogueira, Jorge Deus e Bruno Courela Golo: Hugo Marmeleira

Em Lusitano Clube Desportivo Arraiolense
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Monitorar ou monitorizar?
Os verbos monitorar e monitorizar são formações correctas a partir do substantivo monitor, a que se junta o sufixo verbal -ar ou -izar, e têm o mesmo significado, pelo que são sinónimos. A opção por um ou por outro cabe ao utilizador; no entanto, os dicionários que seguem a norma europeia da língua portuguesa parecem preferir a forma monitorizar, pois é esta a única forma que aparece registada no Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto Editora, 2004) ou no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, 2001) e a edição portuguesa do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002) remete monitorar para monitorizar. Os dicionários que seguem a norma brasileira da língua portuguesa remetem geralmente monitorizar para monitorar, como é o caso da edição brasileira do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Objetiva, 2001) ou do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Positivo, 2004).



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.
pub

Palavra do dia

ux·te ux·te


(origem expressiva ou onomatopaica)
interjeição

Expressão usada para afastar ou mostrar repulsa. = APRE, ARREDA, IRRA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/courela [consultado em 25-09-2022]