Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

coscuvilhar

coscuvilharcoscuvilhar | v. intr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cos·cu·vi·lhar cos·cu·vi·lhar

- ConjugarConjugar

(origem controversa)
verbo intransitivo

1. Falar sobre a vida alheia, geralmente fazendo intrigas ou divulgando boatos. = MEXERICAR

2. Tentar descobrir informação pessoal ou privada, geralmente de modo persistente, dissimulado ou não, sobre algo ou sobre alguém; procurar inteirar-se de algo que não lhe diz respeito.


SinónimoSinônimo Geral: BISBILHOTAR

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Depois disso, começa a ser perseguida pela maledicência, pelo coscuvilhar das más-línguas..

Em As Leituras da Fernanda

quando começamos a coscuvilhar o seu passado, a sua vida, descobrimos outras paixões, outras vivências..

Em humorgrafe

...é a esse que me refiro, o de estar na cama a ler, a coscuvilhar o Facebook ou simplesmente a receber o calor dos edredons), da languidão e agora...

Em Don Vivo

me desse ao trabalho de ouvir tudo (e não ouço), que andasse a coscuvilhar na internet sobre o muito que se especula pelo mundo (e não ando)..

Em NÓS SOMOS CAPAZES! Nothing to lose,and never to late!

...que me desse ao trabalho de ouvir tudo (e não ouço), que andasse a coscuvilhar na Internet sobre o muito que se especula pelo Mundo (e não ando)..

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como se designam as palavras que derivam do mesmo étimo latino como mágoa, mancha e mácula?
As palavras mágoa, mancha e mácula (a este grupo poderia acrescentar-se as palavras malha e mangra) são exemplos de palavras divergentes, isto é, palavras com o mesmo étimo latino (macula, -ae) que evoluiu para várias formas diferentes. Neste caso específico, as palavras mágoa, mancha, malha ou mangra chegaram ao português por via popular, apresentando cada uma delas diferentes fenómenos regulares de evolução: mágoa sofreu a queda do -l- intervocálico e a sonorização do -c- intervocálico (macula > *macua > *magua > mágoa); mancha sofreu a nasalização do primeiro -a-, a queda do -u- intervocálico e a palatalização do grupo consonântico -cl- (macula > *mãcula > *mãcla > mancha); malha sofreu a queda do -u- intervocálico e a palatalização do grupo consonântico -cl- em -lh- (macula > *macla > malha); mangra sofreu a nasalização do primeiro -a-, a queda do -u- intervocálico, o rotacismo do -l- e a sonorização do -c- (macula > *mãcula > *mãcla > *mãcra > mangra). A palavra mácula chegou ao português por via erudita, apresentando uma forma quase idêntica ao étimo latino.



Gostaria de saber o significado da palavra farmacodependência.
A palavra farmacodependência não se encontra definida no dicionário, mas forma-se de maneira muito semelhante a toxicodependência, e pode ser definida como uma dependência física e psíquica de medicamentos ou substâncias farmacêuticas.
pub

Palavra do dia

so·ro·se |ó|so·ro·se |ó|


(grego sorós, -oû, montão, acervo + -ose)
nome feminino

[Botânica]   [Botânica]  Reunião de frutos carnudos, provenientes de várias flores de uma inflorescência agrupada, como na amora ou no ananás.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/coscuvilhar [consultado em 20-09-2021]