Significado de cordoe-se-ta

    A forma cordoe-se-tapode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de cordoarcordoar], [terceira pessoa singular do imperativo de cordoarcordoar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de cordoarcordoar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    cordoarcordoar
    ( cor·do·ar

    cor·do·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Pôr cordas. = ACORDOAR

    etimologiaOrigem:corda + -oar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    maninha | n. f.

    Irmã mais nova....


    cordoada | n. f.

    Pancada com cordão ou corda....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "cordoe-se-ta" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Tenho uma dúvida persistente sobre a pronúncia de algumas palavras que mudam a pronúncia do /ô/ por /ó/, como em ovo e ovos quando no plural. Existe alguma regra que me ajudaria nisto, haja visto que procurei em alguns dicionários e não encontrei referência alguma? Minhas maiores dúvidas são com respeito ao plural das palavras rosto, gostoso e aborto.